É hora de expandir sua mente e considerar o que há de maior no Universo: vastas coleções de galáxias conhecidos como superaglomerados. Realmente não há nada maior. O superaglomerado em que vivemos é conhecido como Superaglomerado de Virgem. É uma enorme coleção com mais de um milhão de galáxias que se estende por 110 milhões de anos-luz cosmos afora.

Nosso Sol é apenas mais um membro da Via Láctea, e a Via Láctea mais um membro do chamado Grupo Local. Este contém, além da nossa galáxia, outras duas grandes: Andrômeda e Triângulo, mais dezenas de outras menores (as chamadas galáxias anãs). O Grupo Local é um pedaço do Aglomerado de Virgem, uma estrutura com cerca de 1300-2000 galáxias que se estendem por 15 milhões de anos-luz pelo espaço. E este aglomerado faz parte de algo ainda maior! O Superaglomerado de Virgem. Sim, é incrível.

Embora os astrônomos reconheceram estas estruturas na década de 1950, apenas nos anos 70 realmente comprovou-se por meio de mapas e observações que vivíamos numa vizinhança cósmica incrivelmente volumosa – e bastante inacessível. De fato, estamos na periferia do Superaglomerado, num cantinho qualquer, num espaço qualquer entre milhões de outros objetos que compõem uma ínfima fração do Universo Observável.

Escalas do Universo. (Clique para ampliar)

Escalas do Universo. (Clique para ampliar)

Se você curtiu o assunto e deseja obter mais informações sobre o nosso Universo, visite a seção “Enciclopédia” ou o “Guia para o Espaço” – com artigos e conceitos diversos que enriquecerão seu vocabulário científico. Aproveite!

Fonte: Universe Today


Gostou do Acervo? Ajude-nos a crescer! Curta a nossa página no Facebook.

COMPARTILHE O POST COM SEUS AMIGOS! 😉

Comentários

comentários

Sobre o Autor

Gabriel Pietro têm 18 anos, é Web Designer e Redator do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.