Quão Grande o Sol Apareceria no Céu de Mercúrio (o planeta mais próximo)?

0

Para determinar o tamanho angular de um objeto utilizamos a seguinte fórmula:

Artigo-107_terceiro

 

 

O diâmetro do Sol é 1.391.684 km.

Comparemos… Os números da Terra e de Mercúrio. A Terra está à 149,6 milhões de quilômetros do Sol. Mercúrio está à apenas 57,9 milhões de quilômetros.

Então, adicionando esses números na equação, vemos que a partir da superfície da Terra, o tamanho angular do Sol é de 0,533 graus. A partir da superfície de Mercúrio, o tamanho angular do Sol é de 1,377 graus. Isso é o mesmo que dizer que nossa estrela parece ser 2,58 vezes mais largo em Mercúrio do que na Terra.

Artigo-107_segundo

 

 

 

 

 

Na verdade, para ser mais específico (o valor acima é a média), dado que a órbita de Mercúrio é elíptica, a sua distância do Sol varia de 46.000.000 para 69.800.000 km. Logo, seu tamanho angular varia de 1,14 graus à 1,733 graus (isto é, quando no período de aproximação máxima, o Sol aparenta ser 3,25 vezes maior lá do que aqui no Planeta Azul!).

Um fato interessante é que o Sol aparenta se mover bem, bem lentamente pelo céu mercuriano (devido ao seu raio avantajado) durante o passar do dia.

Artigo-107_quarto

 

 

 

 

 

Um ano em Mercúrio equivale a 58,6 dias terrestres.

#RapidinhasAcervo

Fonte: Quora, UFRGS

Gostou do Acervo? Ajude-nos a crescer! Curta a nossa página no Facebook. De quebra você concorrerá, toda semana, à um par de ingressos para o cinema. Não satisfeito? Final do ano têm sorteio de um telescópio amador!

COMPARTILHE O POST COM SEUS AMIGOS! 😉

Comentários

comentários

Sobre o Autor

Gabriel Pietro têm 18 anos, é Web Designer e Redator do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.