Por vários dias antes do lançamento, os astronautas e cosmonautas são colocados em quarentena para garantir que eles não fiquem doentes, seja com uma gripe ou outra doença transmissível durante o voo.

Os astronautas e os cosmonautas possuem tradições baseadas em superstições que remontam às primeiras pessoas a ‘voarem’ no espaço.

Para os cosmonautas, a tradição chama-se Yuri Gagarin. Enquanto Yuri caminhava para seu foguete, o engenheiro-chefe deu-lhe um tapa no traseiro. Essa ‘prática’ até hoje é seguida. Yuri também (sinceramente, não faço ideia do porquê) tirou a “água do joelho” no pneu do ônibus que o levou até a plataforma de lançamento. Os cosmonautas, geralmente homens (claro!), também fazem isso.

Fazendo o nº 1 antes de ir para o espaço!

Outra tradição dos cosmonautas, embora não remonte a Yuri, é assistir o filme “White Sun of the Desert” (da era soviética) na noite anterior ao lançamento. Outra tradição mais atual é a de convidar um padre ortodoxo russo para abençoar com água benta a tripulação.

Para os astronautas da NASA, as tradições remontam a Alan Shepard. No dia do seu lançamento, Alan comeu ovos mexidos e bife no café da manhã, assim como a maioria dos astronautas estadunidenses fazem hoje.

.

.

Alan Shepard (à esquerda), segundo homem e primeiro norte-americano a ir ao espaço e seus ovos mexidos.

Fontes: Quora, Robert Frost from NASA


COMPARTILHE O POST COM SEUS AMIGOS! 😉

Comentários

comentários

Sobre o Autor

Gabriel Pietro têm 18 anos, é Web Designer e Redator do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.